Tratamento de Endometriose e Infertilidade

Buscamos conhecer a condição da paciente, através de uma boa relação médico-paciente e entender onde possam estar seus fatores causais.

Buscamos reequilibrar os fatores que possam promover saúde, para que o organismo combata a inflamação e possa fluir em suas funções fisiológicas.

Todo o arsenal de investigação e tratamento será utilizado a seu favor.

Endometriose

Doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga

Infertilidade

Baseado na incapacidade de uma pessoa, embora seja preferível referir-se a um casal, para conceber filhos através da realização de relações sexuais normais. Considera-se que um casal é infértil quando não consegue, por vários motivos, obter uma gravidez após manter relações sexuais de forma regular e sem recorrer à utilização de qualquer método contraceptivo durante, pelo menos, dois anos.

Uma vida estressante e agitada fator de risco para o desenvolvimento da doença. O consumo de álcool e a baixa atividade física foram os maiores preditores do desenvolvimento de endome­triose num grande estudo prospectivo. O uso de cigarro atrapa­lha a maturação dos óvulos e é responsável por 13% dos casos de infertilidade feminina. A baixa ingestão de vitaminas “C, “E” e de fibras na dieta já foi relacionada ao desenvolvimento da endometriose acompanhada da infertilidade. (Vila, Vandenberghe & Silveira, 2010).

Dra. Lorena Velho
CRM: 75693  |  RQE: 46773

Ref: Vila ACD; Vandenberghe L; ilveira NA. A vivência de infertilidade e endometriose: pontos de atenção para profissionais de saúde. Psic., Saúde & Doenças v.11 n.2 Lisboa  2010.

Fale conosco

Envie-nos uma mensagem

Rua Frei Manoel da Ressurreição, 1144 – Jardim Guanabara, Campinas – SP, 13073-221