Parto Humanizado

Parto Humanizado

Parto Humanizado

O parto humanizado é um conjunto de práticas e procedimentos que buscam readequar o processo de parto dentro de uma perspectiva menos medicalizada e hospitalar. Entende-se que tanto a mulher quanto o bebê, na visão deste tipo de parto, passam por um processo mais humano e acolhedor, por oposição ao modelo tradicional, seja o natural ou via cesariana.

No parto humanizado, os protagonistas de todo o processo são a gestante e nascituro. Sendo assim, tão importante quanto os procedimentos médicos também são entendidos como importantes a atenção e cuidado com a mãe e o filho que está nascendo.

O principal conceito

O conceito de parto humanizado procura estar intimamente relacionado, de forma oposta, ao de violência obstétrica. No entanto, o conceito de violência obstrética não é necessariamente aplicado a todos os partos que não estejam incluídos dentro da ideia de parto humanizado. Por vezes, defensores do parto humanizado referem-se ao modelo dominante no Ocidente desde o início do século XX como “parto industrializado”.

É comum se referir ao médico que adota o parto humanizado adicionando a palavra humanizado ou fim de sua especialidade. Portanto, uma médica obstetra que adote as práticas de humanização do parto é chamada de médica obstetra humanizada.

Essa classificação serve apenas para deixar mais claro qual a filosofia e práticas adotadas no atendimento ao paciente e não para diminuir ou menosprezar outras formas de práticas médicas.

Algumas práticas

Uma das práticas do parto humanizado consiste na busca pelo conhecimento do corpo e da anatomia da parturiente, além de trocas experiências e discussão sobre o momento do parto com outras mulheres. Grupos de discussão e ajuda mútua são utilizados para buscar maior segurança para a hora do parto.

Você poderá optar entre essas possibilidades o seu desejo a ser realizado no momento do parto.

Clínica Vida – Dra. Lorena Velho, CRM 75693

Leave a Reply

Your email address will not be published.