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Pilares da vida saudável

Pilares da vida saudável

Como cuidar da saúde e preservá-la por muitos e muitos anos?

Muitos estudos científicos tem comprovado a importância de hábitos saudáveis para uma vida longa e feliz. Há 20 anos, achava-se que 90% das doenças dependiam da nossa genética. Hoje se sabe que há outros fatores envolvidos, chamados de perigenômica e paragenômica, ambas estudam os nutrientes que agem como catalisadores ou agentes em determinadas reações químicas que ativam ou silenciam o gene. O Prêmio Nobel de Medicina de 2008 descobriu o Telômero (Dr. Sears) espécie de cronômetro de cada tipo de célula em nosso organismo. O mais interessante de tudo, é que ele descobriu que, dependendo das emoções, da alimentação e dos demais hábitos, pode-se acelerar ou retardar o encurtamento destes marcadores.

Primeiro pilar da vida saudável: Cuidado com o que entra (Alimentação e Toxinas externas)

  • Ambiente saudável: qualidade do ambiente: ar e água
  • Alimentos saudáveis: a importância de escolher, preparar, oferecendo os melhores nutrientes como reparadores daquilo que porventura se degenerar ou quebrar em nosso organismo. Alimentos funcionais são excelentes, e, se necessário, suplementos vitamínicos ou de outros oligoelementos, quando houver carências específicas.
  • Elimine o máximo de toxinas e venenos: Cuidado com os venenos para pernilongos e bichos. Não use celulares muito próximos ao seu corpo, para não alterar as ondas físicas das células. Já há alguns estudos que correlacionam o uso prolongado de celulares e aumento de tumores neurológicos.
  • Dica: Fibras, probiótocos e lactobacilos regeneram a parede intestinal.

De modo geral, quanto mais natural (livre de conservantes, corantes, edulcorantes) e mais integral (sem os fenômenos de refinamento que retiram todas as vitaminas e nutrientes das farinhas e açúcares), mais rica e saudável será sua alimentação.

Procure mais informações, dicas e dietas personalizadas com nossa nutricionista, você se surpreenderá!

Segundo Pilar da vida saudável: Emoções Positivas

“Mente sã: corpo são” dizia o velho ditado popular. Pensamentos otimistas e realizações.

“Espírito alegre é um bom remédio” diz o provérbio do sábio Rei Salomão. Hoje são conhecidas as emoções e seu efeito na saúde, através dos NEUROTRANSMISSORES. Eles são mensageiros das sinapses de neurônios (células neurológicas). Aqueles liberados no STRESS (Adrenalina/ Noradrenalina/ Dopamina) terão suas CONSEQUÊNCIAS : a curto prazo eles serão muito benéficos, por promover ações rápidas de FUGA ou LUTA, mas a longo prazo, acabam paralisando o sistema imunológico. É como se o organismo poupasse energias e trabalho naquilo que é rotina, para se dedicar ao AGENTE AGRESSOR, que continua avisando do grande perigo e manda a mensagem de FUGA OU LUTA insistentemente.

Já os NEUREOTRANSMISSORES DO BEM-ESTAR E DA ALEGRIA tem efeito reparador e restaurador, principalmente a serotonina e as endorfinas. A ciência já provou que pessoas otimistas tem melhor saúde que as pessimistas, e que pessoas com fé num Ser Superior (Deus) também tem melhor saúde.

Caso você tenha dificuldades com um padrão destrutivo de pensamentos, temos um programa de PNL (Programação Neurolinguística) para ajudá-lo(a).

Terceiro Pilar da vida saudável: O Exercício como estimulante do Sistema Imunológico

O exercício oxigena o cérebro: LIBERA ENDORFINAS

Faz a musculação do coração, que aumenta sua longevidade.

Expande o pulmão, dando um maior suprimento de oxigênio aos tecidos.

Ativa toda a circulação, levando os nutrientes para todos os orgãos e sistemas.

Previne varizes, melhorando o retorno venoso.

Elimina toxinas (a importância do suor). Obs: Cuidado com os antiperspirantes, que não permitem a eliminação das toxinas pelas nossas glândulas sudoríparas!

Estimulamos a realização de exercício físico, idealmente diário, por, no mínimo, 30 minutos Caso isto não seja possível, no mínimo, em dias alternados. Caso tenha limitações articulares ou dores, recomendamos exercícios na água. A academia Hidrocenter tem convênio com a Clínica Vida. Caso necessário, temos duas personal trainers para ajudá-lo(a) a adquirir o hábito e orientá-lo(a) nos exercícios (veja em parceiros).

Quarto Pilar da vida saudável: descanso, pausa, sono restaurador

O que o sono faz ao cérebro: regeneração. A pausa, as férias, um final de semana bem descansado… são ótimos e MUITO necessários!

O QUE NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO FAZ ENQUANTO DORMIMOS?
Dá a ordem de reparar tudo aquilo que está quebrado ( para isto precisará também da matéria prima de qualidade que vem dos nutrientes)

POR QUE ESTAMOS DORMINDO MENOS?
Porque em nosso mundo capitalista, nos é vendida a imagem de que quem TEM MAIS, VALE MAIS. Assim, somos ensinados a correr desesperadamente uma corrida de competição, que atropela nossas necessidades de sono, de pausa, de alimento, de exercício…cuidado!!! Qual o preço que estamos pagando com isto?

A grande maioria das pessoas que fez esta opção, nos diz: – Se eu pudesse voltar atrás, venderia tudo para recuperar a minha saúde.

Se necessário, faremos um tratamento para recuperar seu sono.

Ajude o seu organismo a trabalhar na restauração de si mesmo! Fortaleça suas defesas, seu sistema imunológico, trabalhe no sustento destes pilares!

Trabalhamos para o seu equilíbrio!

Dra. Lorena Velho
CRM: 75693
RQE: 46773

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