WeCreativez WhatsApp Support
Por favor, deixe seu recado aqui. Assim que possível retornaremos o contato!
Olá, posso te ajudar?
Menopousa e climatério

Menopausa e Climatério

Caso a Sra. estiver nesta fase, queremos ajudá-la a encontrar a melhor terapêutica. Vamos a algumas definições e orientações. Quanto ao mais, estaremos à disposição em consulta.

O que é?

A menopausa é a última menstruação da mulher. Delimita a fase pré-menopausa da pós-menopausa no climatério.

O climatério é a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários, que acontece a todas as mulheres (a partir dos 40 anos) quando param de ovular.

A diminuição ou ausência de hormônios sexuais (estrogênio principalmente) produz (não sempre) alguns sintomas e sinais conhecidos como síndrome climatérica ou menopausal.

Quais os sintomas mais freqüentes?

• Fogachos (ondas de calor intenso e súbito) em 75% a 80% das mulheres.
  • Suores noturnos e insônia
  • Menor (até falta total) desejo sexual
  • Atrofia e ressecamento vaginal (perda de elasticidade e diminuição das secreções).
  • Irritabilidade e depressão (falta de auto-estima).
  • Síndrome uretral (ardência urinária e micção freqüente e urgente).
  • Aumento de risco cardiovascular (menor nível de estrogênio, que evita formação de trombos)
  • Osteoporose (perda de massa óssea, com alto risco de fraturas).
  • Perda de memória.

Por que tratar?

Se os sintomas forem graves, o tratamento é para melhorar a qualidade de vida da mulher. O tratamento com hormônios ou com substitutos hormonais reduz a gravidade dos sintomas e a perda óssea. O tratamento deve ser individualizado, para prevenção de certos riscos que podem se apresentar em mulheres susceptíveis.

Vantagens do Tratamento Hormonal Desvantagens do Tratamento Hormonal
Reduz risco de Osteoporose Custo do tratamento
Melhora depressão Tratamento prolongado
Melhora atividade sexual Volta a menstruar em alguns casos
Melhora da memória Risco de Câncer de mama em algumas pacientes com tendência genética
Melhora dos fogachos
Protege contra câncer de Colon
Melhora qualidade de vida da mulher

Outros tratamentos

A Reposição hormonal Bioidêntica é uma modalidade que repõe, não os hormônios sintéticos da indústria farnacêutica, mas sim os manipulados idênticos à molécula original produzida pelos ovários. Em nossa experiência de décadas de ginecologia, temos observado efeitos benéficos importantes, sem praticamente nenhum efeito adverso ou colateral.

Quando os hormônios não podem ser usados, existem alternativas para reduzir sintomas e efeitos da menopausa. Podem ser discutidas as vantagens e desvantagens de cada caso com seu médico.

Tratamentos farmacêuticos ou alternativos só devem ser usados sob estrita vigilância médica. Os efeitos colaterais devem ser discutidos com seu médico, que encontrará alternativas para não suspender o tratamento.

Se abandonar o tratamento, podem acontecer alterações irreversíveis.

Mesmo os produtos naturais requerem controle médico, para avaliar dose exata necessária e evitar falta ou excesso.

Recomendado ler o Consenso da Associação Brasileira do Climatério em:

Após a menopausa existem agora medicamentos alternativos aos hormônios, com suas vantagens, mas sem risco de agravamento do câncer de mama em mulheres suscetíveis.

Alimentação adequada também pode ajudar à mulher.

http://www.gineco.com.br/menopausa_leiamais.htm http://www.gineco.com.br/menopausa_alimentacao.htm

Recomendações para a Menopausa

Cuidar do peso corporal com atividade física e alimentação adequadas. A tendência , na fase da menopausa, é o metabolismo ficar mais lento, portanto um cuidado redobrado é necessário.

Consumir dieta rica em grãos integrais, vegetais e frutas. Limitar gorduras saturadas consumindo carnes magras e vegetais. Consumir peixes oleosos duas vezes por semana.  Consumir pouco sal. Se beber, faça-o com moderação, melhor ainda se não fumar!

Muitas vezes, como ginecologistas, acabamos atuando como o clínico geral da mulher. Assim, podemos descobrir riscos de doenças, fazer diagnósticos precoces e ajuda-la a  estabelecer a melhor terapêutica. Paraq isto, utilizamos a Medicina Integrativa, com Prática ortomolecular, Exames preventivos relevantes e tratamentos integrais que geram qualidade de vida e uma longevidade mais saudável. Aguardamos sua visita!

Dra. Lorena Velho
CRM: 75693